quarta-feira, 4 de maio de 2011


49ª Assembleia da CNBB vai eleger 

novo presidente

CNBB (Foto: Carolina Iskandarian/ G1)

Uma missa abriu na manhã desta quarta-feira (4) a 49ª edição da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Este ano, dois temas centrais serão abordados: a eleição do novo presidente da CNBB e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil. O encontro vai até 13 de maio.
Para dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e porta-voz da Assembleia, esses oito dias de encontro do bispado são um momento de reflexão sobre os atos da sociedade e da Igreja. “Toda assembléia é uma oportunidade de encontro dos bispos do Brasil, de fazer uma reflexão social, política, da caminhada da Igreja e das pistas para o futuro dela”, afirmou o religioso, que negou ser candidato ao cargo de presidente da CNBB.
O cargo atualmente é assumido por dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG). “Termino agora meu mandato. Sou alguém que tem que assumir a Igreja onde quer que esteja”, afirmou Tempesta, que preside a Comissão Pastoral para a Cultura, Comunicação e Educação da CNBB.