quinta-feira, 26 de maio de 2011

Artigo de Dom João Maria Messi


AVE, CHEIA DE GRAÇA!  45º DIA MUNDIAL DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

“Meus irmãos, sois o Povo conquistado por Deus” (1 Pd 2,9)
Os que crêem em Cristo, renascidos de uma semente incorruptível, pela PALAVRA DE DEUS VIVO, da Água e do Espírito Santo, são constituídos “a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o Povo que Ele conquistou...que antes não eram Povo; agora, porém, são Povo de Deus” (1Pd 2,10). Este Povo é messiânico, e tem por cabeça Cristo, que foi entregue por causa de nossos pecados e foi ressuscitado para nossa justificação” (Rm 4,25).

Este Povo tem a dignidade e a liberdade dos filhos e filhas de Deus, em cujos corações o Espírito Santo habita como em um templo. Tem como lei o Novo Mandamento de amarmos uns aos outros como o próprio Cristo nos amou. Tem como fim o Reino de Deus, que Ele mesmo iniciou na terra, e deve desenvolver-se sempre mais pela pregação, pela ação missionária, pelo anúncio da Boa Nova de Jesus, mediante a difusão da comunicação, usando as novas tecnologias através da rede internet, pois vivemos na era digital e no mundo digital.

O Santo Padre Bento XVI, na sua Mensagem “para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, neste Ano de 2011, em 5 de junho,  propõe o tema: “VERDADE, ANÚNCIO E AUTENTICIDADE DE VIDA, NA ERA DIGITAL”, e pela terceira vez consecutiva insiste sobre a necessidade de refletir a respeito do fenômeno característico do nosso tempo que é a difusão da Comunicação Social através da rede internet.
Percebe-se muito bem que o Dia Mundial das Comunicações Sociais é um forte convite a todos nós cristãos, discípulos e discípulas de Jesus Cristo, Mestre e Missionário. Nesse vigoroso convite lança-se para cada batizado no seio da Mãe Igreja, o desafio de pensar, meditar e assumir o Compromisso missionário e ético de aprofundar-nos a Mensagem evangélica, vivê-la, anunciá-la e testemunhá-la com nova linguagem, novos métodos e novas expressões, usando, particularmente os meios e recursos técnicos da era digital.

Para tanto, a missão de cada um de nós é, antes de tudo reafirmar a essência das mídias, antigas e novas, recuperando as sábias palavras do Papa Pio XII de feliz memória, “os maravilhosos progressos técnicos de que se gloriam nossos tempos, sem dúvida são fruto do engenho e do trabalho humano...” a fim de que cada cristão, filho e filha de Deus, possa fazer do universo e da Comunicação social um espaço autêntico de propagação da Verdade que é Jesus Cristo. Não podemos nos abster de cumprir esta tarefa sagrada no momento em que os artefatos tecnológicos ocupam posição central e abarcam todos os domínios da atividade humana. É necessário que coloquemos em funcionamento operadores éticos que tenham a força de coibir abusos e favoreçam a emancipação humana neste terreno da Comunicação” (D.Orani João Tempesta, o. Cister, Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro).

É por este novo motivo que nos congratulamos com a PASCOM (Pastoral da Comunicação) da Diocese de Barra do Piraí Volta Redonda (RJ), que no dia 8 de abril de 2011, lançou o Projeto de Inclusão Digital Missionária (IDIM) na Comunidade Eclesial de São João Evangelista – Piteiras, na Paróquia de São Sebastião em Barra Mansa (RJ). A iniciativa foi planejada e preparada pela Equipe ao longo de oito meses de campanha. Por enquanto há adesão de 18 Comunidades Eclesiais, situadas nas quatro Regiões Pastorais da diocese. O Projeto se inspira nas Diretrizes diocesanas da PASCOM e nos Documentos do Conselho Pontifício paras as Comunicações Sociais. A experiência no Projeto IDIM se prolonga por quatro meses, atingindo inicialmente umas 90 pessoas que receberão formação como, noções de jornalismo, criação de e-mail, internet, etc...

Dando graças a Deus pela realização do Projeto, convidamos a conhecê-lo melhor pelo site da Diocesewww.diocesevr.com.br e a apoiá-lo para que tenha total êxito na sua implantação e aplicação.
Desejo de coração Feliz e Abençoada Páscoa do Senhor nas Comunidades, nas Famílias e em cada coração que acolhe o Ressuscitado.
Dom João Maria Messi, OSM 
Bispo Diocesano