quarta-feira, 8 de junho de 2011

Papa Bento XVI nomeia novo bispo para a diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda

O Papa Bento XVI nomeou dois novos bispos para o Brasil nesta quarta-feira 08/06/2011. A diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda terá como bispo Dom Francisco Biasin, que antes era pároco em Pesqueira. Dom Biasin nasceu na Itália e desde 1972 trabalha no Brasil. Ele substituirá Dom João Maria Messi, renunciatário por limite de idade, de acordo com o previsto no Código de Direito Canônico, artigo 401.


Dom Francesco Biasin
O novo bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda é italiano de Arzercavalli (Pádua). Foi ordenado bispo de Pesqueira (PE) em 12 de outubro de 2003. Na última assembleia da CNBB, no mês passado, dom Francesco foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.

Dom Francesco nasceu no dia 6 de setembro de 1943 e foi ordenado padre em Padova (Itália) em 20 de abril de 1968. Fez os estudos de filosofia e teologia no Seminário Maior de Padova e especialização em catequese, em Milão. Veio para o Brasil como missionário “Fidei Donum” em 1972, radicando-se na diocese de Petrópolis (RJ).

Antes do episcopado foi vigário Paroquial na cidade de Fossò, Itália; assistente eclesiástico da Ação Católica - setor jovens. Na diocese de Petrópolis, foi pároco da paróquia de São Sebastião de Gramacho, em Duque de Caxias; coordenador da região pastoral da Baixada Fluminense e dos padres “Fidei donum” da diocese de Pádua no Brasil.

Na diocese de Duque de Caxias, criada em 1981, foi pároco da catedral; vice-presidente da Comissão Regional dos Presbíteros do Leste 1 da CNBB; membro da equipe central que preparou o 7º Encontro das CEBs em Duque de Caxias.
Na diocese de Itaguaí, foi vigário paroquial de Mangaratiba; diretor espiritual e professor de Pastoral e Teologia Espiritual no Seminário de Nova Iguaçu; pároco da paróquia Santa Terezinha de Piranema, em Itaguaí; diretor do Centro Missionário diocesano e administrador Diocesano de Itaguaí.

Seu lema episcopal é “Dar a vida pelos irmãos”.

Que o Espírito Santo ilumine ele em sua nova jornada em nossa diocese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário